O imposto de Renda é mensalmente retido no salário ou pago com base em outros rendimentos dos brasileiros e sempre é feito considerando informações do ano anterior.
Em 2022, por exemplo, você descreve os ganhos e gastos que obteve em 2021. É preciso declarar tudo que ganhou no período, desde salários, aposentadoria, rendimentos de aluguéis ou investimentos.
Também é possível listar algumas despesas feitas no mesmo período. Elas podem ser abatidas na declaração e, consequentemente, reduzir o valor dos impostos pagos.
É válido reforçar que todos os valores que você colocar na declaração precisam ser exatamente iguais aos informados nos comprovantes de rendimentos e de pagamentos. A maioria das empresas envia esses informes por cartas, e-mails ou os disponibiliza em seus sites.
Quando a Receita detecta que o contribuinte pagou menos impostos do que o estipulado, ele precisa compensar. O valor é informado assim que a declaração é preenchida. O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou débito automático.
CONTATE-NOS
R. Aurora, 817 – 3º andar – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, 01209-001